6 de janeiro de 2013

Sabes mais que uma criança de 10 anos??

Se há coisa que me incomoda é que ainda há muita gente que não sabe escrever em bom português. E, neste caso, refiro-me a saber a diferença entre o pretérito perfeito e o presente.

Escontraste ou encontras-te?

Exemplos:

Encontraste os meus sapatos?
ou
Encontras-te no Porto neste momento?

Comeste! (sim porque comes-te não faz sentido sequer!!)
Fizeste! (Fizestes também não, por favor!!!)

Vejo erros deste diáriamente e vou continuar a ser chata com quem os fizer!

4 comentários:

  1. Mesmo! É pá tenho uma colega lá na escola que fala assim...por favor!! "fizestes, comestes..." e nem vale a pena corrigi-la, é defeito para a vida...

    ResponderEliminar
  2. Ainda nem tinha lido o autor do post, e deduzi que eras logo tu, iced tea!!
    Eu troco muito é verdade... mas os "fizestes" jamé!!!

    Já agora... os advérbios de modo, que terminam em -mente, nunca têm acento!
    Vá 10 chicotadas!!

    Urtiga

    ResponderEliminar
  3. Já me chicoteei!!! Hahaha
    E curiosamente, também me acontece ler os post e mesmo antes de ver quem os escreveu já "adivinhar" a autora. Acho que significa que nos conhecemos bem :P

    ResponderEliminar
  4. Esses são tão básicos que quem os dá merece não 10 chicotadas mas que lhe arranquem o escape! Lol

    Para mim, o verbo haver é o que mais me irrita quando é mal empregue.

    Houveram, haviam... enfim, só me apetece pegar na VERGASTA e ESPANCAR a pessoa... e não é nesse sentido, Iced Tea? ;)

    ResponderEliminar