22 de junho de 2012

VENHA ao Pingo Doce

AVISO: Este post, no seguimento deste, contém metáforas e alusões de cariz menos próprio, decorrentes do incómodo e do pouco sono que o autor consegue ter, à conta da vizinha de baixo.


 

Pontos Prévios
Ponto 1. Afinal é a vizinha de baixo. Está confirmado.
Ponto 2. Deve ouvir-se no vão das escadas do prédio até pelo menos o 3º andar.
Ponto 3. Tem piorado de dia para dia.
Ponto 4. O M. descobriu que ele é bombeiro, nos bombeiros de Odivelas.
Ponto 5. Fiquei a saber ontem que ela trabalha num Pingo Doce.


Prefácio*
*[Eu estava para dizer texto preliminar, mas achei que as metáforas só deviam vir nos capítulos propriamente ditos!]

Eu, de há uns anos para cá, luto contra uma ansiedade que, muitas vezes, não consigo controlar e toma conta da minha forma de ser e de estar, ... da minha própria vida.
Nas fases piores, entre outras coisas, tenho insónias descomunais e a falta de sono afeta-me muito.
Uma vez que tenho esta dificuldade de dormir e sei que, sem dormir, o dia é um caos, para usar um eufemismo, se há algo que, constantemente, me tira o sono, ou ameaça tirar, ... eu entro num stress desmedido.

Frequentemente, recordo aquela aula de Sociologia no liceu, quando o professor perguntou até onde podemos ir, até onde vai a nossa liberdade. Uma pergunta que trazia uma resposta importantíssima.
"A nossa liberdade termina quando começa a do outro."

A atividade da vizinha tem-me tirado do sério. Também me tira o sono ou a concentração que tanto preciso para trabalhar durante o dia. Ainda para mais, estou em crer que ela deve estar de férias, pelo que o festim é constante, ... dia e noite.

Por mais finas que sejam as paredes, se vos disser que nunca lhes ouvi as vozes?! Nem a um, nem a outro, ... Mas que a gritaria é tal que, como de tantas outras vezes, nos acordou hoje antes do despertador e invalidou qualquer hipótese de tentativa de voltar a adormecer, visto que durou, durou, durou, ...


Capítulo Único
Tudo isto adensa a quantidade imensa de piadas parvas que me urgem sair da boca, no que respeita ao incómodo causado ... Deixo-vos algumas, das mais softs, que isto é um blogue familiar.
 
- A menina está com dores. Chamem o médico.
- Aquilo só pode ser violência doméstica, pois ela grita, grita grita, ...
- Há fogo lá em baixo, chamem a polícia ou os bombeiros ... Ah, esperem, ... o de Odivelas já lá está!
- A menina deve ter chamado o bombeiro para lhe apagar o fogo.
- O bombeiro ouve a sirene e como bom profissional entra logo em serviço.

e a minha favorita:
- Nunca me fez tanto sentido o slogan do Pingo Doce ... agora sim, eu percebo esta mensagem publicitária: "Venha ao Pingo Doce, de Janeiro a Janeiro..."
É de génio esta campanha!


Conclusão

Ontem ia com o M. ao Pingo Doce (sim, ... agora olho para todas as funcionárias dos Pingos Doces aqui da zona e pergunto ao M. - "É aquela?!" ... É que eu nunca a vi (só a ouvi, ... mas no Pingo Doce ela não tem o bombeiro), mas o M. sim) e quase em cima do supermercado disse-lhe para voltarmos a casa para ir buscar os vales da alpro soja que recebemos e os sacos que nos tínhamos esquecido. O M. lá deu a volta à rotunda e voltou a casa. Ficou cá em baixo à minha espera e eu subi para ir buscar as coisas. Quando estava a sair de casa, ouço um latido, lá em cima. Pensei ... queres ver que é o administrador do prédio que está a sair para passear o cão?! Desci as escadas e demorei-me na caixa de correio, a caixa que eu sabia estar vazia. Porta do elevador a abrir .... e sim, era o ADMINISTRADOR ....
Ah e tal, ainda bem que o vejo, como está, passou bem? ... 
Olhe, já agora, tenho dois assuntos para falar consigo.
assunto número um - assunto sério sobre os canos
assunto número dois - a vizinha!


[ao partilhar isto com o senhor administrador, que ficou muito incomodado com as atitudes da senhora e o incómodo causado, senti que dividi o peso que trazia aos ombros, ... ainda me incomoda e chateia, no entanto parece ligeiramente mais leve.]

[hoje vêm cá contar a luz, ... hoje vou ter uma conversa com a vizinha do lado!]